 
MSc. Jorge Flores, MSc. Roberto Flores
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average  scores  of  the  posttest  supports  achievement  of  statistical  literacy,  while  the  average  score  of  the 
concept test support the statistical reasoning.    
 
Key words: Statistics, box and whisker plot, self-instructional module, peer instruction, statistical literacy and 
reasoning 
O Ensino do Diagrama Caixa e Bigodes para Melhorar sua
Interpretação
RESUMO
O  objetivo  deste  estudo  foi  melhorar  a  interpretação  do  diagrama  de  caixa  e  whisker  usando  o  módulo 
autoinstruccional  em  combinação  com  a  instrução  por  pares.  30  um  programa  de  grau  de  estudantes 
universitários equatorianos participaram deste estudo. A unidade em estudo foi o "processamento de dados 
estatístico" e clique no tópico "diagrama de caixa e whisker". Dado o teste de entrada, se rendeu o módulo de 
autoinstruccional "diagrama de caixa e whisker" posteriormente realizada a instrução e completada por pares 
o teste de saída foi utilizado. O teste combinado t deu um valor de t = 14.64 com 29 graus de liberdade, que 
é  significativo  com  um  p-valor  <  0,0001.  Este  estudo  em  sua  primeira  fase  provou  que  a  combinação  do 
módulo autoinstruccional com a instrução do mesmo nível resulta em uma melhor aprendizagem. Além disso, 
a média do teste de saída suporta a conquista da alfabetização estatística, enquanto a pontuação média da 
prova conceitual apoia o raciocínio estatístico.    
 
Key  words:  estatísticas,  diagrama  caixa  e  whisker,  módulo  autoinstruccional,  instrução  pelos  pares, 
alfabetização e raciocínio estatístico.
1. INTRODUCCION
La Estadística se apoya en las representaciones gráficas para mostrar cómo se distribuyen
los datos. Entre ellas se encuentran el diagrama de caja y bigotes, el cual es la
representación gráfica de una distribución de datos, diseñada para tomar decisiones y
razonar acerca de esas distribuciones. Esta representación consta de cinco elementos: el
valor mínimo, el primer cuartil (Q
1
), el segundo cuartil (Q
2
), el tercer cuartil (Q
3
) y el valor
máximo; como puede notarse ellos dividen a los datos en cuatro grupos. Esta
representación presenta al mismo tiempo una medida de tendencia central (mediana), dos
medidas de dispersión (rango y rango intercuartil) e indica la simetría o asimetría de la
distribución (Devore, 2012; Triola, 2013; Johnson & Kuby, 2012).
Los estudiantes al momento de interpretar el diagrama de caja y bigotes tienen serias
dificultades relacionadas con la mediana, a la cual ellos no la perciben como una medida
de tendencia central. También confunden el ancho de la caja, no el largo, con la dispersión
de los datos (Bakker, Biehler & Konold, 2004). Otros autores han encontrado que los