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MSc. Jorge Flores, MSc. Roberto Flores 

 

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average  scores  of  the  posttest  supports  achievement  of  statistical  literacy,  while  the  average  score  of  the 
concept test support the statistical reasoning.    
 
Key words: Statistics, box and whisker plot, self-instructional module, peer instruction, statistical literacy and 
reasoning 

 

O Ensino do Diagrama Caixa e Bigodes para Melhorar sua 

Interpretação 

 

RESUMO 

O  objetivo  deste  estudo  foi  melhorar  a  interpretação  do  diagrama  de  caixa  e  whisker  usando  o  módulo 
autoinstruccional  em  combinação  com  a  instrução  por  pares.  30  um  programa  de  grau  de  estudantes 
universitários equatorianos participaram deste estudo. A unidade em estudo foi o "processamento de dados 
estatístico" e clique no tópico "diagrama de caixa e whisker". Dado o teste de entrada, se rendeu o módulo de 
autoinstruccional "diagrama de caixa e whisker" posteriormente realizada a instrução e completada por pares 
o teste de saída foi utilizado. O teste combinado t deu um valor de t = 14.64 com 29 graus de liberdade, que 
é  significativo  com  um  p-valor  <  0,0001.  Este  estudo  em  sua  primeira  fase  provou  que  a  combinação  do 
módulo autoinstruccional com a instrução do mesmo nível resulta em uma melhor aprendizagem. Além disso, 
a média do teste de saída suporta a conquista da alfabetização estatística, enquanto a pontuação média da 
prova conceitual apoia o raciocínio estatístico.    
 
Key  words:  estatísticas,  diagrama  caixa  e  whisker,  módulo  autoinstruccional,  instrução  pelos  pares, 
alfabetização e raciocínio estatístico.

 

 

1.  INTRODUCCION 

La Estadística se apoya en las representaciones gráficas para mostrar cómo se distribuyen 

los  datos.  Entre  ellas  se  encuentran  el  diagrama  de  caja  y  bigotes,  el  cual  es  la 

representación  gráfica  de  una  distribución  de  datos,  diseñada  para  tomar  decisiones  y 

razonar acerca de esas distribuciones. Esta representación consta de cinco elementos: el 

valor mínimo, el primer cuartil (Q

1

), el segundo cuartil (Q

2

), el tercer cuartil (Q

3

) y el valor 

máximo;  como  puede  notarse  ellos  dividen  a  los  datos  en  cuatro  grupos.  Esta 

representación presenta al mismo tiempo una medida de tendencia central (mediana), dos 

medidas  de  dispersión  (rango  y  rango  intercuartil)  e  indica  la  simetría  o  asimetría  de  la 

distribución (Devore, 2012; Triola, 2013; Johnson & Kuby, 2012). 

Los  estudiantes  al  momento  de  interpretar  el  diagrama  de  caja  y  bigotes  tienen  serias 

dificultades relacionadas con la mediana, a la cual ellos no la perciben como una medida 

de tendencia central. También confunden el ancho de la caja, no el largo, con la dispersión 

de  los  datos  (Bakker,  Biehler  &  Konold,  2004).  Otros  autores  han  encontrado  que  los