Os desafios do ensino do pensamento matemático no ensino fundamental: a Nova Escola Mexicana

Los retos de la enseñanza del pensamiento matemático en educación primaria: la Nueva Escuela Mexicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33936/cognosis.v10i2.7545

Resumo

O objetivo geral desta publicação científica é divulgar os resultados encontrados no campo do ensino da matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento matemático, onde o leitor poderá adquirir uma perspectiva diferenciada sobre como conceber a ideia de desenvolver novas metodologias de ensino capazes de potencializar o desenvolvimento cognitivo voltado ao pensamento matemático. A busca foi realizada em diferentes fontes bibliográficas contemporâneas, pautada nas abordagens psicopedagógica, socioemocional e humanística que nortearam a pesquisa, considerando, assim, a Aprendizagem Baseada em Projetos, os ambientes lúdicos e inclusivos de aprendizagem, o uso correto da tecnologia aplicada à educação, a perspectiva inovadora do pensamento matemático e o desafio do ensino de matemática no século XXI. Esta publicação científica foi baseada em uma abordagem metodológica qualitativa, onde as contribuições fortaleceram o desenvolvimento da ciência educacional voltada para o pensamento matemático. Os resultados mostraram as dificuldades e os desafios no ensino da matemática e do pensamento matemático, deixando clara a dificuldade que os alunos têm em resolver problemas matemáticos em situações reais. No entanto, isso ajuda a situar o trabalho de ensino e o quão desafiador é ensinar o pensamento matemático para uma criança do segundo ano do ensino fundamental. Os resultados revelaram uma reflexão sobre a importância da formação integral dos estudantes, mobilizando o conhecimento e sua aplicação para a concretização dessa formação.

PALAVRAS-CHAVE: pensamento matemático; inovação; jogo; ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Monroy Andrade, J. (2024). El uso de las nuevas tecnologías en la enseñanza de las Matemáticas: Una revisión sistemática. Tecnología, Ciencia y Educación, 28, 115–140. https://doi.org/10.51302/tce.2024.18987Dialnet+3ResearchGate+3Revista Tecnología, Ciencia y Educación+3

Arias, O., & Adrián, A. (2020). Aprender Matemática en el siglo XXI: A sumar con tecnología. Banco Interamericano de Desarrollo. https://publications.iadb.org/es/aprender-matematica-en-el-siglo-xxi-sumar-con-tecnologia

Broitman, C., Escobar, M., & Ponce, H. (2017). Enseñar a estudiar Matemáticas en la escuela primaria. Universidad Nacional de La Plata. https://libros.unlp.edu.ar/index.php/unlp/catalog/book/1387libros.unlp.edu.ar

Cantoral, R., Farfán, R. M., & Cordero, F. (2005). Desarrollo del pensamiento matemático. Trillas. https://www.amazon.com/Desarrollo-pensamiento-matematico-Development-mathematical/dp/9682472032Amazon

Diego, M., & Chacón Rebollo, D. T. (2020). Libro blanco de las Matemáticas. Centro de Estudios Ramón Areces. https://www.cerareces.es/libros/libro-blanco-de-las-matematicas/

Comisión Nacional para la Mejora Continua de la Educación. (2020). Las Matemáticas en 1° y 2° grados de educación primaria. MEJOREDU. https://www.mejoredu.gob.mx

Fernández, R. A. (2021). Didáctica de las Matemáticas. Universidad Nacional de Educación. https://libros.unae.edu.ec/index.php/editorialUNAE/catalog/book/Didactica-de-las-matematicaslibros.unae.edu.ec+1UNAE+1

Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2004). Fundamentos de la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas para maestros. Universidad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/95591Studocu+2Digibug+2Google Books+2

Hernández, L., Montiel, G., & Slisko, J. (2020). Tendencias en la educación matemática 2020. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. https://www.researchgate.net/publication/347503830_Tendencias_en_la_educacion_matematica_2020ResearchGate

Lorente, L. M. (2022). Investigación y diseño del currículo por competencias: El enfoque STEM. Octaedro. https://octaedro.com/libro/investigacion-y-diseno-del-curriculo-por-competencias-el-enfoque-stem/Octaedro

Macías, A. B. (2022). La metodología didáctica como barrera al aprendizaje y la participación en el horizonte de una escuela inclusiva. UPD. https://www.researchgate.net/publication/373116313_La_metodologia_didactica_como_barrera_para_el_aprendizaje_y_la_participacion_en_el_horizonte_de_una_escuela_inclusivaResearchGate

Martínez, B., & Sánchez, J. (2016). Didáctica de las Matemáticas en educación infantil. Ediciones La Rioja.

Riofrío, O. G., & Matías, J. (2023). Ambientes de aprendizaje: Las tecnologías de la información y comunicación en la formación de nuevos escenarios. Universidad Técnica de Machala.

Sánchez, M. A., Conejo, L., & Muñoz, J. M. (2019). Aprendizaje y enseñanza de las Matemáticas. Ediciones Madrid.

Secretaría de Educación Pública. (2022). Plan de estudio para la educación preescolar, primaria y secundaria 2022. SEP. https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/725542/Plan_de_Estudio_2022.pdf

Secretaría de Educación Pública. (2024). Plan de estudio para la educación preescolar, primaria y secundaria 2022. SEP.

Tobón, S. (2019). Los nuevos retos de la educación. Corporación CIMTED. https://cimted.org/wp-content/uploads/2019/10/Los-nuevos-retos-de-la-educacion.pdf

UNESCO. (2023). Technology in education: A tool on whose terms? UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385527

UNICEF. (2018). Aprendizaje a través del juego. The LEGO Foundation. https://www.unicef.org/es/aprendizaje-traves-del-juego

Vallejo, C. A. (2021). La enseñanza del cálculo, las ciencias y las Matemáticas. Profesionales de la Edición A.C.

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Cervantes Vázquez, A. (2025). Os desafios do ensino do pensamento matemático no ensino fundamental: a Nova Escola Mexicana: Los retos de la enseñanza del pensamiento matemático en educación primaria: la Nueva Escuela Mexicana. Revista Cognosis. ISSN 2588-0578, 10(2), 152–166. https://doi.org/10.33936/cognosis.v10i2.7545

Edição

Seção

Gestión y Aseguramiento de la Calidad