O tecnoleto da cultura pedagógica profissional na formação de professores de línguas estrangeiras
The technolect of professional pedagogical culture in the training of foreign language teachers
DOI:
https://doi.org/10.33936/cognosis.v10i2.6201Resumo
Este artigo é derivado do trabalho científico-metodológico, bem como da formação acadêmica e doutoral na disciplina de História da Cultura dos Povos de Língua Inglesa do currículo básico do Bacharelado em Educação, Especialidade Línguas Estrangeiras (Inglês) da atual universidade cubana. A intenção é compartilhar a experiência do coletivo na seleção de terminologia especializada a partir da conclusão de estudos e modalidades de prática profissional. São abordados pressupostos teóricos relativos à cultura pedagógica profissional e às dimensões socioculturais e interculturais. A análise documental do modelo profissional e do programa da disciplina em estudo, as entrevistas em grupo com alunos e professores, bem como o registro de demandas sociais revelam a necessidade de pesquisa. Foi elaborado um glossário que reúne o tecnoleto da cultura pedagógica profissional para professores de línguas estrangeiras em formação. Como resultado da utilização de materiais de apoio ao ensino e das competências interculturais associadas à sua utilização em contexto, observou-se um progresso na ampliação dos recursos lexicais para um vocabulário produtivo baseado na determinação de definições no processo de conceptualização teórica dos conteúdos-chave da disciplina em estudo.
PALAVRAS-CHAVE: cultura pedagógica profissional; tecnolecto; glossário.
Downloads
Referências
Addine, F. (2005). El registro de sistematización profesional. Herramientas para la toma de decisiones [CD-ROM]. Módulo I: Fundamentos de la investigación, Maestría en Educación. Instituto Pedagógico Latinoamericano y del Caribe (IPLAC).
Addine, F. (2017a). Didáctica: Teoría y práctica (3.ª ed.). Editorial Pueblo y Educación.
Addine, F. (2017b). La didáctica general y su enseñanza en educación superior pedagógica: Aportes e impacto. Editorial Académica Española. https://www.eae-publishing.com/catalog/details//store/es/book/978-3-659-09613-1/la-did%C3%A1ctica-general-y-su-ense%C3%B1anza-en-educaci%C3%B3n-superior-pedag%C3%B3gica
Addine, F., González, A. M., & Recarey, S. C. (2002). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En G. García (Comp.), Compendio de pedagogía (pp. 80–101). Editorial Pueblo y Educación.
Bennett, M. J. (2013). Basic concepts of intercultural communication: Paradigms, principles and practices (2nd ed.). Intercultural Press. https://books.google.com/books/about/Basic_Concepts_of_Intercultural_Communic.html?id=3Z7PAAAAMAAJ
Colectivo de la Carrera Lenguas Extranjeras. (2020). Adecuación curricular post-COVID-19 del programa de la disciplina Historia de la Cultura de los Pueblos de Habla Inglesa. Universidad de Oriente.
Consejo de Europa. (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume. https://www.coe.int/en/web/common-european-framework-reference-languages.pdf
Deardorff, D. K. (2008). Intercultural competence: A definition, model and implications for education abroad. En V. Savicki (Ed.), Developing intercultural competence and transformation (pp. 32–52). Stylus Publishing.
De La Paz Gálvez, E. (2011). Programa modular para el desarrollo de la competencia cultural profesional del profesor en formación de 1er año de Lenguas Extranjeras desde la práctica integral de la lengua inglesa [Tesis de maestría, Universidad de Ciencias Pedagógicas "Félix Varela"].
Enríquez, I., Mijares, L., & Font, S. (2019). The teaching of English in the Cuban context I. Editorial Pueblo y Educación.
Espinosa, J. (2008). Gestión de la cultura profesional en la educación superior [Tesis doctoral, Universidad de Granma].
Mair, J. (2022). El desarrollo intercultural del docente de lenguas extranjeras en formación [Taller de tesis doctoral, Universidad de Camagüey].
Mair, J., & Quintana, M. (2017). El aprendizaje de la lengua y el metalenguaje de la cultura anglófona. Transformación, 13(2), 304–314. http://transformacion.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/1431
Matos, E., & Rizo, L. (2011). La práctica investigativa: Una experiencia en la formación doctoral en Ciencias Pedagógicas. Santiago de Cuba.
Ministerio de Educación Superior. (2016). Modelo del profesional, Plan E, carrera Licenciatura en Educación Lenguas Extranjeras. Inglés [Versión digital]. La Habana.
Montejo, L., Alberteris, O., & Rodríguez, M. (2020). El enfoque profesional del inglés como lengua extranjera en la universidad. Educación y Sociedad, 18(1), 56–69.
Naranjo, Y., Tamayo, A., & Espinosa, J. (2021). Formación de la cultura profesional pedagógica en la secundaria básica. Revista Científico-Educacional, 17(1), 117–129. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/1986
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2016). Directrices de la UNESCO sobre la educación intercultural. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244752
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017a). Competencias interculturales: Marco conceptual y operativo. Cátedra UNESCO, Universidad Nacional de Colombia. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000251592
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017b). Formación inicial docente en competencias para el siglo XXI y pedagogías para la inclusión en América Latina. UNESCO OREALC. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000250400
Pérez, E. (2015). Disquisición teórica alrededor de la función supervisora. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 13(4), 161–168. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55141382011
Pérez, J., & Gardey, A. (2009). Definición de glosario, qué es, significado y concepto. Definición.de. https://definicion.de/glosario/
Rodríguez, O. (2008). Metodología integradora para el desarrollo de la competencia metalingüística en los estudiantes de la carrera de lengua inglesa [Tesis doctoral inédita, Universidad de Ciencias Pedagógicas “José Martí”].
Rodríguez, O., Ledo, M., & Hernández, Y. (2011). Exigencias de un enfoque profesionalizado en la enseñanza-aprendizaje del inglés para maestros en formación de la especialidad de lengua inglesa. Revista Transformación, 7(1), 37–43. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/1583
Velázquez, M., Pérez, S., & Frómeta, E. (2016). Plan de estudio E. Carrera Licenciatura en Educación Lenguas Extranjeras, Inglés con segunda lengua: Indicaciones metodológicas para la disciplina Historia de la Cultura de los Pueblos de Habla Inglesa. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”.
Vigotsky, L. S. (1979). Historia de las funciones psíquicas superiores. Editorial Crítica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julia de las Mercedes Mair Samuel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.