Professor virtual com estilo de locutor de rádio aplicado ao ensino médio
Virtual teacher with a radio announcer style applied to high school education
DOI:
https://doi.org/10.33936/cognosis.v10i2.6188Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o papel do professor virtual, utilizando o estilo locutor de rádio, aplicado ao ensino médio na disciplina de Física na Unidade Educacional Privada Marista de Quito. Este estilo de ensino é baseado em técnicas de locutores de rádio, com foco na clareza e na capacidade de manter o interesse do aluno na aula. Como pano de fundo para essa metodologia, ela é usada em palestras e discursos principais, onde o professor usa um estilo de apresentação semelhante ao de um palestrante para capturar a atenção do público e comunicar informações de forma clara e eficaz. A metodologia inadequada utilizada na escola particular Marista, somada à falta de interação direta e feedback em tempo real, podem limitar a avaliação e o acompanhamento individualizados. Para abordar esta questão, estratégias de ensino interativas foram implementadas com 129 alunos do terceiro ano do ensino médio da Unidade Educacional Privada Marista. O foco foi na participação ativa dos alunos por meio de atividades colaborativas e feedback personalizado, a fim de equilibrar o estilo de entrega com a entrega eficaz do conteúdo educacional. A educação continuada e o compartilhamento de melhores práticas ajudam os professores a refinar seu estilo de entrega na educação virtual. A metodologia para um professor virtual com estilo de apresentador de rádio envolve a criação de conteúdo envolvente e claro que incentive a participação ativa, resultando em professores avaliando a retenção de informações e a participação em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino médio; Ambientes virtuais; Locução; TICs.
Downloads
Referências
Aguirre, Erika, and Gabriela Jiménez. 2009. “USO DE LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN EN EL SEXTO AÑO DE EDUCACIÓN BÁSICA EN TRES ESCUELAS DE LA CIUDAD DE QUITO.” UNIVERSIDAD POLITÉCNICA SALESIANA SEDE QUITO FACULTAD DE CIENCIAS HUMANAS Y DE LA EDUCACIÓN I: 9.
Araya, Leiva, Tamara Andrea, Rozas Huerta, and Ximena Paz. 2010. “El Sentido Del Humor En La Práctica Docente, Como Facilitador de Aprendizajes Significativos En Los Estudiantes, En Las Clases de Historia y Ciencias Sociales.” UNIVERSIDAD ACADEMIA DE HUMANISMO CRISTIANO ESCUELA DE EDUCACIÓN.
Ausubel, D. P. (1983). Psicología educativa: Un punto de vista cognoscitivo (3.ª ed.). Editorial Trillas. https://www.trillas.mx/libro/9789682433652/psicologia-educativa-un-punto-de-vista-cognoscitivo
Bruner, J. S. (1990). Acts of meaning. Harvard University Press. https://doi.org/10.4159/9780674251064
Cabero-Almenara, J. (2010). Principios pedagógicos del e-learning. Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/21366
Díaz Rodríguez, C. (2014). La educación de la voz radiofónica.
Franco, V. M. Á. (2020). La experiencia de la educación por radio en Panamá. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 3(1), 13-17.
Hernández Rojas, G. (2014). Metodología de la investigación (6.ª ed.). McGraw-Hill Education.
Jurado Londoño, J. E. (2023). LOCUCIÓN RADIAL: Estrategia Pedagógica para la Expresión Oral en los Estudiantes Universitarios en La Emisora Institucional.
KAPLÚN, MARIO. 1999. “PEDAGOGÍA DE LA RADIO.” CIESPAL 5(EL GUIÓN-LA REALIZACIÓ): 92.
Knowles, M. S. (1984). The adult learner: A neglected species (3rd ed.). Gulf Publishing Company.
Martínez, G. S. (2017). ESTADO ACTUAL DE LA RADIO CULTURAL DE MÉXICO: UN OÍDO HACIA RADIO EDUCACIÓN. Escenarios y desafíos de la comunicación y la cultura en el espacio audiovisual iberoamericano, 136-156.
Mayer, R. E. (2009). Multimedia learning (2nd ed.). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511811678
Montoya Vilar, N. (1998). La persuasión publicitaria a través de la voz y su aplicación a la educación. In Congreso Internacional de Formación y Medios (pp. 1-19).
ORTIZ PANEZO, R. O. S. S. A. N. A. (2019). LOCUCIÓN RADIAL Y SU INFLUENCIA EN EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL COMUNICADOR SOCIAL: CASO RADIO MAREJADA Y SON DE MANTA (Doctoral dissertation).
Osorio Barrera, A. M. (2014). Aplicación del programa de locución para la mejora de la expresión oral en alumnos del 4° grado de educación primaria del Colegio Parroquial “San Ignacio de Loyola” UGEL 03-Cercado de Lima, 2013.
Páez, J. J. P., Veloso, M. B., & Payet, A. F. (2008, May). Radio: nuevas experiencias para la educación en comunicación audiovisual. In Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da SOPCOM (pp. 1870-1883).
Peña, Martha, and Ingrid Salamanca. 2003. “Comunicación Afectiva y Efectiva En El Aula.” Universidad de La Salle I(Licenciatura en Español y Lenguas Extranjeras, Facultad de Ciencias de la Educación): 173.
Quintana Huaccho, J. A., Torres Zambrano, A., & Yon Delgado, M. (2022). La locución radial y su efecto en la expresión oral en estudiantes de educación primaria. EduSol, 22(78), 84-93.
Rodolfo, López Díaz. 2017. “Estrategias de Enseñanza Creativa: Investigaciones Sobre La Creatividad En El Aula.” Universidad de La Salle (Práctica educativa; Aprendizaje; Estrategias educativas; Educación; Creatividad; TICs-Tecnologías de la Información y la Comunicación; Colombia; América del Sur; Bogotá D.C.). http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/deed.es.
Rodríguez, Marlene Rizo. 2020. “Rol Del Docente y Estudiante En La Educación Virtual.” Revista Multi-Ensayos 6(Docente Facultad Regional Multidisciplinaria, Estelí. UNAN-Managua/FAREM-Estelí.): 2.
Rova, C. (2022). Características perceptuales y parámetros acústicos de la voz en locutores de radio de la ciudad de Gálvez, en el año 2021 (Bachelor's thesis, Universidad Nacional de Rosario. Facultad de Ciencias Médicas.).
Tasca, Lorena. 2019. “Con Disfraces y Emociones: Así VIVE La Enseñanza Este Profesor.” Elige educar 1: 3. https://eligeeducar.cl/historias-docentes/con-disfraces-y-emociones-asi-vive-la-ensenanza-este-profesor/.
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press. https://doi.org/10.2307/j.ctvjf9vz4
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EDGAR JAVIER CAJAS OÑA, Gabriel Isaías Vásquez Maigua , Oscar Wladimir Gómez Morales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.