Aplicação de técnicas interativas e melhoria da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33936/rehuso.v10i2.7679

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, demonstração pedagógica, técnica de ensino, compreensão de leitura, estratégias interativas

Resumo

A aquisição de habilidades de leitura permite que os alunos alcancem maior desenvolvimento pessoal em uma sociedade mais crítica. Diante disso, o objetivo foi implementar estratégias interativas para melhorar a compreensão de leitura entre alunos do ensino fundamental durante a pandemia. A metodologia foi implementada por meio de pesquisa quantitativa aplicada com um delineamento quase experimental. O estudo foi aplicado a um grupo de pesquisa de 106 alunos, 50 dos quais receberam o impacto planejado das estratégias interativas de Solé. O grupo experimental recebeu o pré-teste e o pós-teste, com 56 alunos no grupo de controle trabalhando normalmente. Os resultados, evidentes no grupo experimental, refletem uma maior significância percentual por meio da análise de dados em comparação ao grupo de controle, o que reduziu o uso de estratégias de rotina. A eficácia das habilidades de leitura e a intervenção das estratégias interativas de Solé permitiram que o grupo experimental melhorasse seus níveis de compreensão de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arias Gonzáles, J. L., & Covinos Gallardo, M. (2021). Diseño y metodología de la investigación. In Enfoques Consulting EIRL. https://n9.cl/ienx8

Ausubel, D. (1983). Teoría del aprendizaje significativo. Fascículos de CEIF, 1(1-10). https://n9.cl/qm637

Avendaño, Y. (2020). Influencia de las estrategias de lectura de Isabel solé en la comprensión lectora de los educandos de quinto grado de primaria. Revista Chakiñan de Ciencias Sociales y Humanidades, 12, (12), 95-105. https://doi.org/10.37135/chk.002.12.06

Brevik, L. M. (2019). Explicit reading strategy instruction or daily use of strategies? Studying the teaching of reading comprehension through naturalistic classroom observation in English L2. Reading and Writing, 32(9), 2281–2310. https://doi.org/10.1007/s11145-019-09951-w

Cárdenas-Cordero, M. A., Garcia-Herrera, D. G., Castro-Salazar, A. Z., & Erazo-Álvarez, J. C. (2020). Aprendizaje basado en problemas como estrategia didáctica para mejorar la comprensión lectora. Cienciamatria, 6(1). https://doi.org/10.35381/cm.v6i1.341

Çubukçu, F. (2008). How to enhance reading comprehension through metacognitive strategies. The Journal of International Social Research, 1(2), 83–93. https://n9.cl/1obqy

Deroncele-Acosta, A., Nagamine-Miyashiro, M., & Medina-Coronado, D. (2020). Desarrollo del pensamiento crítico. Maestro y Sociedad, 17(3). https://n9.cl/wa1hf

Fuster-Guillén, D. E., Serrato-Cherres, A., Gonzales Álvarez, R., Goicochea Euribe, N. F., & Guillén Aparicio, P. E. (2020). Uso de redes sociales en el desarrollo de estrategias de lectura crítica hipertextual en estudiantes universitarios. Propósitos y Representaciones, 8(1). https://doi.org/10.20511/pyr2020.v8n1.432

Guardiola, E., & Baños, J. E. (2020). La lectura durante la pandemia COVID-19 Reading during the COVID-19 Pandemic. Rev. Med. Cine, 16, 7–12. https://doi.org/10.14201/rmc202016e0712

Hernández-Sampieri, R., Fernández-Collado, C., & Baptista-Lucio, P. (2017). Cómo se originan las investigaciones cuantitativas, cualitativas o mixtas. https://n9.cl/fx58

Hurtado, F. J. (2020). La educación en tiempos de pandemia: los desafíos de la escuela del siglo XXI. Revista Arbitrada Del Centro de Investigación y Estudios Gerenciales, 44, 176–187. https://n9.cl/3bau6

Medina Coronado, D., & Nagamine Miyashiro, M. M. (2019). Estrategias de aprendizaje autónomo en la comprensión lectora de estudiantes de secundaria. Propósitos y Representaciones, 7(2), 134–146. https://doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.276

Mendoza Gastelo, G. J. (2019). Modelo de estrategias didácticas basado en Solé para mejorar la comprensión lectora de estudiantes del primer y segundo ciclo de una Universidad de la Región Lambayeque.2018. https://n9.cl/mp2ux

Montenegro Chávez, N. L., & Ríos Rodríguez, J. G. (2020). Tutor inteligente con realidad aumentada para mejorar la comprensión lectora de los estudiantes de cuarto grado en una institución educativa, 2020. https://n9.cl/ofbg3

Novoa Castillo, P. F., Cancino Verde, R. F., Flores Sotelo, W. S., Nieto Gamboa, J., & Venturo Orbegoso, C. O. (2018). El Mapa Mental Armónico en la comprensión de textos narrativos en estudiantes universitarios. Propósitos y representaciones, 6(2), 541-573. https://doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.243

Pastran Chirinos, M., Gil Olivera, N. A., & Cervantes Cerra, D. (2020). En tiempos de coronavirus: las TIC´S son una buena alternativa para la educación remota. Revista Boletín Redipe, 9(8), 158–165. https://doi.org/10.36260/rbr.v9i8.1048

Pilten, G., & Aşıkcan, M. (2018). Investigation of Reflecting Reading Comprehension Strategies on Teaching Environment Among Pre-Service Classroom Teachers. International Electronic Journal of Elementary Education, 10(4), 397–405. https://doi.org/10.26822/iejee.2018438129

Pinzás, J. (2012). Leer pensando: Introducción a la visión contemporánea de la lectura. Fondo Editorial de la PUCP. https://n9.cl/kykhbm

Porta, M. E., & Ramirez, G. (2019). Efectos de un programa de intervención en vocabulario, conciencia morfológica y fonológica en niños de jardín de infantes en lectura en grado 1. Revista de Orientación Educacional, 33(64). https://n9.cl/04rfj

Serquén, T. (2020). La lectura sociocultural de textos narrativos en el desarrollo de la literacidad crítica. Educare et Comunicare: Revista de Investigación de La Facultad de Humanidades, 8(1), 44–61. https://doi.org/10.35383/educare.v8i1.383

Solé, I. (1992). Estrategias de comprensión de la lectura. Cuadernos de pedagogía, 216, 25-27. https://n9.cl/qzxp

Solé, I. (2012). Competencia lectora y aprendizaje. Revista Iberoamericana de Educación, 59. https://doi.org/10.35362/rie590456

Trahtember, L. (2019, 4 de abril). Comprensión lectora incomprendida por las pruebas estandarizadas (ECE, PISA, OREALC etc.). https://n9.cl/4csly

Valverde, G. H., & Valverde, R. I. H. (2019). Estudio sobre la formación de futuros docentes en estrategias de comprensión lectora y expresión escrita. Educação e Pesquisa, 45. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945201012

Vygotski, L. S. (2015). Obras Escogidas-II: Pensamiento y Lenguaje-Conferencias sobre Psicología (Vol. 2). Editorial Antonio Machado Libros.

Ynoñán, S. L. (2020). Estrategia didáctica de comprensión lectora para mejorar hábitos de lectura en primaria, “Nuestra Señora de Lourdes”- Illimo. Revista Científica Epistemia, 4(1). https://doi.org/10.26495/re.v4i1.1318

Publicado

2025-05-07

Edição

Seção

Artículos