O impacto da ligação universidade-comunidade no comércio informal: um estudo longitudinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33936/ecasinergia.v15i2.5678

Palavras-chave:

Microempresa, Evaluación, Vinculación, Universidad, Comercio informal

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as atividades de vinculação do curso online de Economia da Universidade Técnica de Manabí entre 2020 e 2022. Foram avaliados seis projetos concluídos e realizados com a participação de estudantes e membros da sociedade. Da mesma forma, foi utilizada uma metodologia de pesquisa mista, utilizando pesquisas do tipo escala Likert com 317 colaboradores participantes dos projetos e analisadas por meio do software estatístico IBM SPSS v.22. Os resultados mostraram que os projetos responderam às necessidades da sociedade e estavam alinhados aos eixos de pesquisa, envolvendo professores, alunos e comunidade. Demonstrar a importância dos vínculos universitários e seu contínuo benefício para a sociedade, desde que devidamente planejados e executados. Além disso, o estudo destaca que a ligação universitária pode ser um processo eficaz para satisfazer as necessidades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araya-Muñoz, I., y Majano-Benavides, J. (2022). Didáctica universitaria en entornos virtuales. Experiencia en

ciencias sociales. Revista Electrónica Educare, 26(3), 511-529. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.28

Bordignon, F. y Dughuera, L. (2023). Tecnologías digitales, docentes y estudiantes a comienzos del Covid-19.

Pistas para la educación superior a por venir. Espacios en Blanco, 1(33), 173-184. https://doi.org/10.37177/ UNICEN/EB33-350

Cañizares Galarza, F. P., Quevedo Arnaiz, N. V., García Arias, N., & Andrade Salazar, O. L. (2023). Análisis del impacto de la vinculación universitaria en la transformación social y laboral de los estudiantes a través de un enfoque metodológico mixto. Revista Conrado, 19(S2), 330-337. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/ conrado/article/view/3268

Constitución de la República del Ecuador. Registro Oficial 449, de 20 de octubre de 2008, Art 350 y 351. https://

www.oas.org/juridico/pdfs/mesicic4_ecu_const.pdf

Delgado-Sánchez, U., y Martínez-Flores, F. G. (2021). Entornos virtuales de aprendizaje adoptados en la universidad ante el COVID-19. Diálogos sobre educación. Temas actuales en investigación educativa,

(22), . https://doi.org/10.32870/dse.v0i22.829

Estébanez, M. E., Di Bello, M. E., y Selva Versino, M. (2022). Universidad y «entornos»: reflexiones sobre la vinculación y el diseño de políticas universitarias en Argentina. Reflexiones, 101(1), 1-15. https://doi. org/10.15517/rr.v101i1.44367

González-Heras, A., (2022). Las perspectivas del capital social, parte I. Cinta de Moebio, (74), 121-131. https://

doi.org/10.4067/S0717-554X2022000200121

González, M. L., y Difabio de Anglat, H. (2019). Vinculación entre patrones de aprendizaje y patrones temporales en estudiantes universitarios argentinos. Revista Colombiana de Educación, 77(1), 277-298. https://doi. org/10.17227/rce.num77-9597

Hernández-Sellés, N., Muñoz-Carril, P., y González-Sanmamed, M. (2023). Roles del docente universitario en procesos de aprendizaje colaborativo en entornos virtuales. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 26(1), 39-58. https://doi.org/10.5944/ried.26.1.34031

Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación. México: McGrawHill

Education.

Jiménez Naranjo, Y., (2021). La vinculación comunitaria en la formación de profesionales indígenas en México, coordinado por Bruno Baronet y Flor María Bermúdez. Revista Mexicana de Investigación Educativa,

(90), 959-962.

Martínez Castañeda, C. Y., y García Castro, I. (2022). Gobernanza Universitaria y vinculación académica- empresarial en educación superior: Área de ciencias agropecuarias en Sinaloa-México. Revista de Ciencias Sociales 28(6), 95-109.

Maass, M., y Sabulsky, G. (2015). La vinculación como estrategia de formación en la educación superior. Áreas de

Humanidades y Ciencias Sociales y de Artes, Arquitectura y Diseño. Red Innova Cesal, 85-144.

Ortiz, A. Y., (2019). Experiencis de vinculación universitaria: motivaciones para la participación estudiantil.

Revista EXITUS, 9(1), 93-118. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID717

Pavón Leyva, J., Odio Brook, C. D., y Sánchez Pérez, Y. (2021). Los estilos de aprendizaje en entornos virtuales

desde la especialidad Zootecnia Veterinaria. EduSol, 21(77), 110-117.

Riera-Vázquez, C. M., Paz Enrique, L. E., y Hernández Alfonso, E. A. (2018). Consideraciones sobre el desarrollo

comunitario. Investigación y Desarrollo, 26(1), 125-139.

Saltos Briones, G., Odriozola Guitart, S., y Ortiz Torres, M. (2018). La vinculación universidad-empresa- gobierno: una visión histórica y conceptual. ECA Sinergia, 9(2), 121-139. https://doi.org/10.33936/eca_ sinergia.v9i2.1466

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Vásquez Obando, F. J., Aucancela Bravo, J. M., & Suasti López, C. A. (2024). O impacto da ligação universidade-comunidade no comércio informal: um estudo longitudinal. ECA Sinergia, 15(2), 11–22. https://doi.org/10.33936/ecasinergia.v15i2.5678

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)